Agentes transformadores – uma perspectiva sobre o futuro

Adv. Camila Lanziotti

Associada Faraco Azevedo & Muratt

 

Assisti a palestra do sócio presidente da PwC Brasil, Fernando Alves, na reunião-almoço Tá na Mesa, da FEDERASUL, no dia 22 de junho deste 2016 em que ele destacou questões muito relevantes acerca das mudanças pelas quais nossa sociedade tende a passar, dentre elas:

 

1 – Mudanças demográficas: as quais interferem, diretamente, em assuntos de natureza previdenciária, ruptura de modelos tradicionais de emprego, emergência de uma nova classe média, desenvolvimento de mais perfis de consumidores (idosos e aposentados, por exemplo);

 

2 – Deslocamento dos centros de poder econômico: o que culminará com a necessidade de rearranjo de acordos comerciais globais, a necessidade de uma visão estratégica multidisciplinar, ampliação da diversidade da dimensão cultural e um desequilíbrio entre marcas e talentos.

 

3 – Urbanização acelerada: no ponto em questão, destacou o palestrante que as cidades passarão a desempenhar, cada vez mais, um relevante papel socioeconômico, além de político, afirmou, ainda, que a sustentabilidade será um tema que se incorporará à gestão das cidades, e que passaremos a avaliar nossas cidades como avaliamos nossas empresas;

 

4 – Mudanças climáticas e escassez de recursos: foi ressaltada a relação existente entre a água, a comida e a energia (relação esta que tende a se complicar com o passar dos anos e sob a influência dos pontos anteriormente referidos), a possibilidade de haver tensões globais sobre o uso e gestão de recursos naturais, riscos de desabastecimento, demanda excessiva por infraestrutura;

 

5 – Revolução tecnológica: afirmou o palestrando que a ascensão da internet trouxe modelos de negócios alternativos, que até pouco tempo atrás, não dispúnhamos, destacou o surgimento de novos vetores de emprego e de novos parâmetros de força de trabalho.

 

Finalmente, referiu que todas estas mudanças ocasionarão um realinhamento de estratégias, a agilidade nos modelos de governança e em como as parcerias e alianças certamente se estabelecerão de formas múltiplas.

 

O destaque para questões de marketing aplicadas pela PwC do Brasil foi no sentido de priorizar os clientes. Além disso, afirmou o sócio presidente que a empresa procura participar de eventos que envolvem transmissão de conhecimento, patrocínio e investimento em funcionários, orientação e motivação profissional e programas de diversidade e inclusão pessoal.